Todos nós sabemos que agosto é o mês nacional da campanha de vacinação contra a raiva, mas isso não significa que casos da doença ocorrem apenas neste mês, pelo contrário, a raiva pode ser transmitida em qualquer época do ano.
A Doença
A raiva é uma zoonose viral, ou seja, doença dos animais capaz de ser transmitida para os homens através de um vírus. Considerada gravíssima, a taxa de mortalidade, tanto para os animais quanto para humanos é de quase 100% e a transmissão ocorre através do contato direto entre o animal contaminado e o animal saudável. Pequenos ferimentos na pele, arranhões, mordidas e lambeduras de mucosas como boca e olho, são portas de entrada para a doença.
Os Sintomas
O período em que ocorre a contaminação pelo vírus no organismo até o surgimento dos primeiros sintomas pode variar de dias ou até meses.
A doença atinge o sistema nervoso central, ocasionando uma inflamação no cérebro chamada encefalite e, de modo geral, os animais apresentam mudanças de comportamento. Por exemplo, apresentam fotobia, ou seja, sensibilidade a luz e por isso procuram lugares mais escuros, apresentam salivação excessiva, agressividade, passam a comer objetos como madeira e param de ingerir água. Esses sintomas vão se agravando até progredir para paralisia levando à morte.
A Vacinação
Entre os animais domésticos, a doença é controlada na maior parte do mundo, porém animais silvestres, como morcegos, também podem transmitir o vírus, por isso, a vacina deve ser aplicada a partir do terceiro mês de vida do cão ou gato. É normal que após a aplicação o animal sinta-se levemente indisposto ou a região em que a vacina foi aplicada fique dolorida por algumas horas.
No município de São Paulo a campanha começa oficialmente dia 20 de agosto e vai até o dia 02 de setembro de 2018 e serão mais de 1900 postos de vacinação. Para informações sobre os locais dos postos de sua cidade, procure pelo Centro de Zoonose ou acesse o site da prefeitura. A vacina dada em ações da prefeitura é de graça.
Vale ressaltar que a raiva pode ocorrer em qualquer época do ano. Se você adotar um cão ou gato após o mês de agosto, não espere para vaciná-lo na próxima campanha. Procure por um médico veterinário ou o Centro de Zoonose de sua cidade e vacine seu animalzinho.
A raiva é uma doença grave e letal, é nosso dever vacinar nossos pets anualmente!
Comments