A Erliquiose é uma doença infecciosa severa ao cão, popularmente chamada de Doença do Carrapato.
A transmissão acontece através da picada do carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus, conhecido como carrapato marrom, contaminado pela bactéria Erlichia Canis.
Esta bactéria é uma hemoparasita intercelular, ou seja, ela parasita no interior das células sanguíneas e pode causar a destruição das mesmas.
O contágio entre animais também pode ocorrer. Nestes casos o carrapato transmiti o sangue do animal contaminado para o animal sadio.
Sinais Clínicos e Diagnóstico
Os sinais clínicos são variáveis e podem até passar desapercebidos pelo tutor na fase inicial da doença.
Entretanto, os sintomas clássicos são:
- Apatia
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Manchas vermelhas na pele
- Mucosas pálidas
- Problemas oftálmicos
- Febre
O diagnóstico é realizado pelo médico veterinário através da análise dos sinais clínicos, do histórico do animal (normalmente o tutor relata presença de carrapato) e exames sanguíneos.
Tratamento e Prevenção
O tratamento consiste na administração de antibióticos, que duram em média de 4 a 8 semanas, além do suporte como fluidoterapia, protetores gástricos e transfusão sanguínea em casos mais graves.
Para prevenir a Erliquiose deve-se fazer um protocolo mensal ou trimestral (dependendo da marca do produto usado) com antiparasitários oral ou tópico.
Se houver grande infestação parasitária é necessário usar antiparasitários no ambiente também.
Lembre-se que é de extrema importância levar o pet ao médico veterinário ao perceber qualquer alteração, seja comportamental ou fisiológica.
Quando a Erliquiose é diagnosticada precocemente há grande chance de cura.
Comments