Olá,
Já estamos em janeiro e a época tão aguardada do ano chegou...aaah o verão! E uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é praia, sem dúvida. Alguns papais e mamães de pet levam seu companheiro para aproveitar um pouco o clima praiano, e isto é ótimo desde que antes tenha tomado algumas medidas de proteção.
Você já ouviu falar em Dirofilariose? Talvez não, e verme do coração? Aah, agora sim né! Dirofilariose (Dirofilaria Immitis) é uma doença grave que se aloja na base do coração e na artéria pulmonar. A transmissão é feita através da picada do mosquito dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Os cães são os mais afetados, porém podem também afetar outros mamíferos, incluindo nós seres humanos. Sim, o verme do coração é uma ZOONOSE, ou seja, é uma doença transmissível tanto em animais quanto em seres humanos. O litoral é um lugar mais susceptível pois o clima é quente e úmido, tornando-se o ambiente perfeito para a reprodução do mosquito.
Na maioria das vezes a Dirofilariose não apresenta sintomas. Porém, alguns animais podem apresentar tosse, diminuição do peso e apetite, apatia, ascite (acúmulo de líquido no abdômen), e até mesmo morte súbita, ocasionada por insuficiência cardíaca.
Existem alguns exames que podem auxiliar no diagnóstico, juntamente com o histórico clínico do animal, são eles: exame sanguíneo, radiografia e ecocardiografia.
Apesar de ser uma doença preocupante, a forma de prevenção é simples, basta fornecer para o animal um antiparasitário, mas preste atenção pois nem todos incluem a proteção contra o verme do coração. Se você optar pelo antiparasitário em comprimido ou em pipeta a administração deve ser realizada a cada 30 dias, já na vacinação a proteção se estende a 1 ano.Lembrando que a transmissão da Dirofilariose pode também ocorrer em qualquer região, afinal moramos num país tropical.
Então, agora que você já sabe como proteger ainda mais seu filho de coração é só correr para aproveitar ao máximo o verão.
Med. Veterinária Gabriela Matangelo.
Veja o vídeo no Youtube!
Inscreva-se no nosso canal.
- PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO DE CONFIANÇA
- NÃO PEÇA CONSULTAS ONLINE
- NÃO FAÇA RECEITAS CASEIRAS
- CONSULTE CANIS IDONEOS
- ADOTE UM ANIMALZINHO DE ABRIGO OU ONG
Comments