Origem
Originário da Húngria, o Komondor não tem uma origem clara mas acredita-se que o cão chegou ao país no século 13, levado pelos cumanos, um povo nômade turcomano habitantes da eurásia. Sabemos disso pois seu nome significa “pertencente aos cumanos”.
Estabelecido no país, começou a ser utilizado como cão de pastoreio de ovelhas pois com sua pelagem branca/marfim e bastante densa, era fácil se camuflar entre as ovinas e protegê-las de lobos e ursos.
Características
Com uma aparência única, o Komondor é um cão de grande porte com 65 a 75cm de altura, inclusive é descendente do mastim tibetano, tem expectativa de vida de 10 a 12 anos, pesa de 40kg a 60kg, sendo que 6kg são apenas dos seus pelos.
Por falar em pelos, sua pelagem não requer muitos cuidados já que não é possível escovar e banhos só são indicados em casos muito específicos. Porém o tutor deve ficar de olho nesses dreads pois sujeiras, folhas e outras coisas do gênero podem grudar ao pelo.
Apesar da aparência rústica, seus pelos até que sãos macios e esse emaranhado característico da raça se forma porque seu sub pelo não cai, mas se enrola ao seu pelo externo, que é mais longo e um pouco mais duro. Um tutor mais dedicado, com paciência e tempo, pode estimular o crescimento do pelo com as mãos fazendo “cordas de pelos” mais finos ou grossos de acordo com o seu gosto.
Personalidade
Por baixo desses 6kg de pelos há um animal de personalidade forte, de uma coragem inabalável e que ataca silenciosamente e com audácia. Altamente possessivo com sua propriedade, não tolera outros animais vivendo no mesmo espaço e está sempre disposto a protege-la. Costuma trocar o dia pela noite e mesmo nas horas de descanso, procura se posicionar de forma estratégica. Devido seu temperamento, o adestramento é altamente recomendado desde pequeno.
Desconfiado por natureza, o Komondor não faz o tipo bajulador e cheio de amigos, muito pelo contrário, é bastante sério e não gosta de brincadeiras, por isso, caso encontre algum passeando por aí, tenha cuidado ao se aproximar.
Caso você tenha interesse em ter um desses, saiba que ele é muito independente também e não se acostuma muito a vida urbana. Devido a sua natureza, prefere locais amplos, com grama e espaço para explorar.
Antes de adquirir ou adotar um animal, lembre-se que ele requer atenção e cuidado. Não tome decisões precipitadas, converse com outros tutores e tenha certeza de que o animal se encaixa na sua rotina e jamais abandone seu pet nas ruas.
Veja o vídeo no Youtube!
Inscreva-se no nosso canal.
- PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO DE CONFIANÇA
- NÃO PEÇA CONSULTAS ONLINE
- NÃO FAÇA RECEITAS CASEIRAS
- CONSULTE CANIS IDONEOS
- ADOTE UM ANIMALZINHO DE ABRIGO OU ONG
Comments