Origem
Originário da região dos pré-Alpes, mais precisamente da cidade de Berna, na Suíça, o Boiadeiro de Berna era um trabalhador presente nas fazendas da região, onde era utilizado como cão de tração, cão de guarda e de boiadeiro, que é o pastoreio de bois e vacas. No início de 1900 chegou a ser nomeado de “Dürrbachler” em referência a uma estalagem chamada “Dürrbach” onde a raça era muito popular.
Nos anos de 1902, 1904 e 1907, cães da raça começaram a ser apresentados em exposições caninas. Foi quando, em 1907, o “Club Suisse du Dürrbachler” foi fundado por criadores da região de Berthoud que decidiram promover a criação da raça de forma pura. Com isso os primeiros padrões da raça foram estabelecidos.
Em 1908 durante uma exposição de cães, o professor e pioneiro organizador de raças suíças, Albert Heim, decidiu separar os exemplares de pelo curto dos de pelo longo e assim surgiu o Grande Boiadeiro Suíço.
Imagem 1: Albert Heim.
Imagem 2: Cães Bernese sendo utilizados como cão de tração (sem data).
Imagens 3 e 4: Bernese comparado ao Grande Boiadeiro Suíço.
Características
Sua altura pode variar de 58cm para fêmeas e 70cm para os machos, com expectativa de vida de 8 a 10 anos, pode chegar aos 40kg e possui pelos longos, lisos ou levemente ondulados, brilhantes e tricolor (preto, branco e caramelo). Não há variações de cores ou diferentes padrões de manchas no pelo.
Personalidade
Se socializado desde pequeno, podemos dizer que o Boiadeiro de Berna é amigo de todos pois possui um temperamento dócil e gentil tanto com outros animais quanto com humanos.
Com a família, mostra-se muito fiel, protetor, corajoso se preciso for, companheiro e convive muito bem com crianças justamente pelo seu instinto protetor, porém dócil.
Não gosta de ser deixado sozinho, ainda mais se for em espaços pequenos. Por isso é recomendado criar o Bernese em um local com bastante espaço pois é um cão que tem muita energia e é preciso gastá-la. Separe alguns bons minutos para uma caminhada e brincadeiras ao ar livre.
O Demian é o tutor de Gaia, uma Bernese de 2 anos e nos contou como é a raça no convívio com a família.
“A Gaia é sem sombra de dúvidas o dog mais inteligente que já tive, aprende e se adapta muito rápido. Apesar de na infância ter adquirido uma paixão por comer carteiras, não tivemos maiores problemas com relação a destruição e logo parou com os furtos. Ela está sempre te testando para saber até onde por ir. Mesmo tendo um pátio grande ela gosta mesmo é de ficar com a família e passa a maior parte do tempo comigo no estúdio. Ela completou neste mês 2 anos e está por volta dos 40kg.”
Letícia adotou a Bella já adulta e também nos mandou um relato.
“Adotei minha neném já adulta! Ela tem 5 anos e é uma das melhores raças que já tive! Ela é extremamente carinhosa e fiel, muito inteligente e obediente. Só faz as necessidades fora de casa e adora dormir. Posso dizer que a raça me encantou muito!”
Imagem 1: Gaia com alguns meses de vida. Imagem 2: Gaia com 2 anos e 40kg.
Imagens 3 e 4: Bella.
Cuidados
Alguns problemas de saúde são mais comuns em cães grandes como um Bernese, por exemplo, a displasia coxo-femoral, que é o mau encaixe do fêmur na pelve, a torção gástrica que já falamos aqui e a epilepsia idiopática, tema deste mês também.
Claro que visitas frequentes ao médico veterinário, vacinas em dia, uma boa alimentação e atividades físicas ajudam a prevenir muitos problemas ou então diagnosticá-los a tempo de um tratamento menos invasivo.
No cotidiano o Bernese requer passeios e atividades diários para gasto de energia e cuidados semanais com seus pelos.
Antes de adquirir ou adotar um animal, lembre-se que ele requer atenção e cuidado. Não tome decisões precipitadas, converse com outros tutores e tenha certeza de que o animal se encaixa tanto na sua rotina e jamais abandone seu pet nas ruas.
- PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO DE CONFIANÇA
- NÃO PEÇA CONSULTAS ONLINE
- NÃO FAÇA RECEITAS CASEIRAS
- CONSULTE CANIS IDONEOS
- ADOTE UM ANIMALZINHO DE ABRIGO OU ONG
コメント