top of page

Normas para canis e gatis comerciais

Foto do escritor: Petisco Pet CiaPetisco Pet Cia

Antes de começarmos a falar sobre as regras que os canis e gatis comerciais devem seguir, gostaríamos de dizer que há milhares de cães e gatos a espera de um lar em ONG’s de todo o país e há, infelizmente, outros milhares em situação de abandono. Por isso, apoiamos e incentivamos a adoção desses animais. Além do amor, da companhia e da lealdade que todos os cães e gatos expressam pelos seus tutores, independente de raça ou não, o animal resgatado será grato pela sua ajuda e amor e isso não tem preço.


Claro que respeitamos a opinião e vontade de cada um, por isso vamos listar algumas normas que canis e gatis comerciais devem seguir de acordo com o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) para que você, ao adquirir um animal de raça, possa verificar se essas regras são cumpridas pelo estabelecimento.


Normas para manutenção de cães e gatos sob condições mínimas de bem-estar, em criadouros comerciais, nos quais são produzidos animais destinados à comercialização.


1. Todo canil e gatil comercial deve obrigatoriamente ter um responsável-técnico médico veterinário.


2. Cães e gatos devem permanecer em ambientes secos, limpos e de fácil higienização, com produtos de eficácia e eficiência comprovadas, conforme a legislação vigente.


3. Canis e gatis devem ter área coberta; protegida do mau tempo; com revestimento de parede de material lavável e passível de higienização e desinfecção.


4. O piso deve ser de material antiderrapante, que proporcione segurança e conforto ao animal, de fácil higienização e resistente aos processos de limpeza e desinfecção.


5. Deve ser garantido o acesso diário dos animais às áreas de solário.


6. Os ambientes em que os animais permanecem devem proporcionar uma drenagem adequada de forma a facilitar a secagem e que não haja contato de águas servidas e dejetos entre os ambientes.


7. A destinação dos resíduos sólidos deverá atender à legislação vigente.


8. Devem ser adotadas medidas permanentes para manter as instalações livres de animais que representem riscos à saúde pública, tais como rato, animal peçonhento, molusco, pombo, barata, mosca, mosquito, pulga, carrapato, morcego ou outros potencialmente transmissores de doenças.


9. Os ambientes devem possuir iluminação, ventilação e temperatura ambiente adequadas, de forma a manter os parâmetros fisiológicos indicadores de conforto.


10. Deve ser prevista área de recreação, bem como enriquecimento ambiental nos alojamentos dos cães e gatos, com o propósito de entretê-los e possibilitar a expressão de seus comportamentos naturais, como por exemplo, mordedores, brinquedos, esconderijos, quebra-cabeça alimentar, entre outros.


11. As unidades do gatil devem ter ambientes verticalizados, com o uso de prateleiras em alturas variáveis, e as caixas/bandejas higiênicas devem ser mantidas afastadas, pelo menos um metro, do comedouro e bebedouro.


12. O protocolo de vacinação e desverminação adotado deverá ser estipulado pelo médico veterinário responsável técnico.


13. A entrega do filhote para o comprador deve acontecer somente a partir de 60 dias da data do parto.


14. Deve-se garantir o espaço mínimo por animal de acordo com as recomendações abaixo:

15. Para gatos devem ser garantidos:

16. As mães e suas ninhadas devem ser alojadas separadamente de outros animais em canis e gatis maternidade.


17. Idade das cadelas para reprodução:

Mínima: 18 meses ou 3º. Cio (o que acontecer primeiro)

Máxima:

Raças pequenas e médias: 8 anos

Raças grandes e gigantes: 6 anos


18. Idade para reprodução das gatas:

Mínima: 12 meses

Máxima: 8 anos


19. O manejo diferenciado durante a gestação e lactação deve ser observado de acordo com as orientações do Responsável Técnico.


20. Os cuidados com alimentação devem seguir os preceitos nutricionais indicados para cada faixa etária e espécie.


21. Água limpa e fresca deve ser disponibilizada à vontade.


22. Todos os animais adultos devem ser mantidos de maneira a evitar brigas, tanto os machos reprodutores quanto as matrizes.


23. As instalações do canil devem incluir salas de depósito para que os vários estoques (rações, produtos de limpeza, entre outros) sejam acondicionados separadamente, mantendo condições adequadas de limpeza e higiene, em conformidade com a legislação vigente.


Antes de adquirir um animal de raça, pesquise sobre o estabelecimento, visite o local, certifique-se de que as regras acima são cumpridas, pesquise a média de preço da raça e esteja disposto a pagar pelo animal.

Sempre que encontrar um animal de raça com o valor muito abaixo do praticado, desconfie, pois muitas vezes os direitos dos animais não são respeitados e, se comprovado maus-tratos, denuncie (veja aqui como denunciar).


Lembre-se, um animal saudável, bem cuidado e feliz gera filhotes saudáveis.


Fonte: CRMVSP - RESOLUÇÃO Nº 2455 28/07/2015 - Link

Comments


bottom of page