top of page

Maltês: origem e personalidade

Foto do escritor: Petisco Pet CiaPetisco Pet Cia


Origem


O conhecimento popular acredita que a raça maltês é originária da Ilha de Malta e podemos dizer que esta afirmação está correta e errada ao mesmo tempo. Isso na verdade é uma pegadinha linguística de muitos e muitos séculos atrás.


A palavra “maltês” vem da palavra semítica (uma língua muito antiga) “màlat” que significa refúgio ou porto, ou seja, uma palavra usada para se referir aos portos marítimos em geral. Acredita-se que a origem da raça seja justamente em portos marítimos do Mediterrâneo, onde está localizada a Ilha de Malta, onde caçavam ratos nos armazéns e porões de navios (bem difícil imaginar isso com a raça que conhecemos hoje).

Inclusive Aristóteles (384 a 322 A.C.) chegou a mencionar em uma de suas anotações uma pequena raça a qual chamou de “canes malitenses”.

Por isso é verdadeiro o fato da raça estar presente na Ilha de Malta mas isso não era uma exclusividade da ilha.

Na Europa do século XV, os cães da raça eram usados como moeda de troca por marinheiros e acreditava-se que os cães malteses tinham o poder da cura e era comum pessoas usarem luvas feitas com os pelos do animal, entre outros artigos.

Com a ajuda da Rainha Maria Stuart da Escócia, a raça ganhou popularidade, foi associada a realeza e passou a ser um cão de companhia. Se você pesquisar, vai achar pinturas da época da Renascença em que o cão está presente, principalmente acompanhado pelas damas ou em salões de festas. Já no Brasil a raça se tornou popular nos anos 2000.


1. Rainha Maria Stuart da Escócia (1580) / 2. Miss Beatrix Lister (1765) / 3. Retrato feito por Giovanni Boldini (1878)


Personalidade


Fisicamente é um cão de pequeno porte, pesa em média 4kg e com expectativa de vida de 12 a 15 anos. Possui pelos densos, macios e muito brancos, no máximo uma cor de marfim, e são geralmente longos, a pele é rosada com algumas manchas mais escuras.


É uma das raças de maior afinidade com os humanos e por isso procura sempre agradar ao tutor e, consequentemente, se dá muito bem com outros animais. Sua personalidade é dócil, brincalhão, curioso e às vezes um pouco teimoso. Se adaptam facilmente a rotina do tutor (prepare-se para ser seguido por todos os cantos) e latem pouco.

Se você possui algum tipo de alergia, por exemplo rinite, fique tranquilo, o maltês é uma raça hipoalergênica, ou seja, não solta pelos.

Em relação aos cuidados, fique atento com a pelagem, como a escovação frequente, banho, tosa e, em alguns casos, alergias de pele. A coprofagia (ato de comer fezes) é relativamente comum em cães de pequeno porte, por isso fique atento pois esse hábito pode ter várias origens como ansiedade ou deficiência de vitaminas. A qualquer mudança comportamental ou física, procure um médico veterinário.

Assim como todo animal, se você oferecer amor, uma alimentação de qualidade, exercícios físicos e mentais diariamente, manter as vacinas em dia e consultas regulares ao médico veterinário, com certeza você terá um animal saudável e feliz pronto para te acompanhar aonde você for.
 

Veja o vídeo no Youtube!

Inscreva-se no nosso canal.



- PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO DE CONFIANÇA

- NÃO PEÇA CONSULTAS ONLINE

- NÃO FAÇA RECEITAS CASEIRAS

- CONSULTE CANIS IDONEOS

- ADOTE UM ANIMALZINHO DE ABRIGO OU ONG



Comentários


bottom of page