Olá,
Hoje vamos falar sobre a importância da castração.
Sabemos que muitos tutores não dão o devido valor a esse assunto ou sentem pena de submeter seu animal a uma cirurgia. Porém, essas mesmas pessoas não se dão conta que castrar é sinônimo de cuidar. O tutor fará um bem enorme ao seu querido pet, e até mesmo prolongará a expectativa de vida e isso é o que todos nós queremos, não é mesmo?
A castração tem o poder de prevenir tumores, tanto benigno quanto maligno, na próstata e testiculares nos machos, e tumores nas glândulas mamárias, útero e nos ovários nas fêmeas, além de evitar gravidez psicológica, cio e piometra. A castração também interfere no comportamento do animal, evita a marcação territorial, aqueles famosos xixis pela casa, o animal tende a ficar mais calmo e previne fuga daqueles que vão para ruas para poder acasalar.
Porém existem alguns mitos envolvendo a castração, o primeiro de todos é que o animal vai engordar, e isso não é verdade, somente a castração não determina se o animal vai ganhar peso. Existem vários outros fatores determinantes para o sobrepeso, como dieta inadequada, ingestão excessiva, pouca ou nenhuma atividade física, problemas hormonais e até mesmo psicológicos.
Outro mito é que a castração causa sofrimento ao animal, isso não é verdade, porém a primeira coisa a fazer para obter uma castração tranquila é procurar um médico veterinário de confiança e uma clínica que seja capacitada a realizar tal procedimento cirúrgico. O animal será submetido a uma anestesia geral, ou seja, ele não irá sentir dor durante o ato cirúrgico. Além disso, será prescrito pelo médico medicamentos como, analgésico, anti-inflamatório e antibiótico. Tudo para manter o animal em bom estado. Ah, e não existe a necessidade da fêmea ter pelo menos uma cria antes de castração, o ideal é castrar ainda filhote.
Outro ponto muito importante da castração é controlar a população de cães e gatos abandonados. O abandono infelizmente é uma realidade que nos deparamos todos os dias, animais em situações de rua passando por todos os tipos de necessidade e até mesmo agressões.
Portanto, ao adotar um animal seja consciente e responsável, castrar é sempre a melhor opção.
Med. Veterinária Gabriela Matangelo.
Comments